quinta-feira, 10 de março de 2016

Shadows Over Innistrad: Monday and Leaked Spoilers

Segunda foram oficialmente reveladas as mecânicas do set Shadows Over Innistrad e com elas, alguns cards interessantes. Nesse post, além desses cards, estão alguns dos cards dos leais de Fevereiro e do Duel Deck: BlessedvsCursed, então aproveitem:
Uma 4/4 por 4 de mana é algo bom, mas Elusive Tormentor vai bem além disso. Antes de qualquer coisa, sua habilidade de transformação, assim como a de Heir of Falkenrath, requer que você descarte um card, te permitindo conjurar cards com Madness ou te ajudando a ativar as habilidades de Delírio. Depois disso, Insidious Mist permite que você consiga passar tranquilamente pelas defesas de seu oponente, derrotando-o em alguns turnos, sem trazer nenhum risco a Elucide Tormentor.

 O único problema apenas é a gestão de cards na sua mão. Caso você tenha poucos cards na mão ou acabe tendo que desperdiçar muitos cards a situação pode ficar complicada, com você ficando sem criaturas ou mana no Late-Game. Mas, se você puder se dar ao luxo de perder um card de sua mão ou esteja muito próximo de derrotar seu oponente, esse é um risco que pode valer apenas.

Além desses fatores, é importante notar algumas coisas sobre o card. A habilidade de transformação é muito boa como uma forma de proteção contra mágicas de seu oponente, mas caso ele possua alguma mágica instantânea que o destrua, ativa-la pode ser problemático. Para se prevenir, é bom estar atento as formas de remoção instantâneas e ficar atento durante o jogo. Embora isso, a habilidade é relevante no Late-Game como uma forma de bloqueio. Mesmo que você não possa bloquear com Insidious Mist, se você bloquear com Elusive Tormentor e transforma-lo, ele continuará bloqueando a criatura, sem nenhum risco de morrer.

É um card bom, que requer um pouco de habilidade para ser utilizado, mas que quando é bem utilizado é perfeito no Limmited, podendo chegar a aparecer em algum deck Midrange no Standart.
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Thing in the Ice é um card feito para um arquétipo, mas é perfeito para ele. Uma 0/4 com Defensor por dois de mana não é algo bom por si só, mas não é ruim, servindo de bloqueador e não sendo destruído tão facilmente. Para finalizar, depois de 4 mágicas instantâneas ou feitiços, uma condição não muito difícil de se realizar, ele se torna uma 7./8 e retorna todas as outras criaturas que não sejam horrores para as mãos de seus donos. É um card que facilmente se encaixa num deck control, conseguindo facilmente ser transformado em torno do sexto ou sétimo turno, não sendo uma grande perda de tempo e, ainda assim, podendo ser útil no Late-Game. Com ele mágicas de compra de cards tem um benefício a mais e você consegue ter um bom finalizador em um bom ponto do jogo.

Quanto ao Flavor, Thing in the Ice cumpre bem os papéis de mostrar algo novo sobre Innistrad e mostrar um bom tema de horror.

Deve ser um card bem adequado para algum deck control no Standart, ou até mesmo algum deck com um foco diferente, podendo talvez ser utilizado em algum deck no Modern, embora isso seja mais incerto. No Limmited, ele é mais adequado ao Draft, mas é algo complicado no Sealed. Eventualmente ele pode ser um card muito poderoso, principalmente se seu deck acabar tendo de usar mais mágicas instantâneas e feitiços para ativar Delírio ou por algum outro motivo qualquer, mas na maioria dos jogos ele deve acabar sendo apenas uma 0/4.
E eis aqui a segunda checklist. Como podem ver, os nomes estão barrados e só temos certeza sobre a posição de Elusive Tormentor. Mesmo assim, como já temos a outra checklist, sabemos que tanto Avacyn quanto Thing in The Ice estão nessa daqui, dando a entender que não foram revelados para não indicar o nome dos outros dois cards de suas cores. Além disso, agora sabemos que temos mais 9 cards com a mecânica transformar, 2 brancos, 2 azuis, 1 preto, 1 vermelho, 1 verde, 1 multicolor (provavelmente verde e vermelho), e um de terreno.

Embora eu esteja ansioso para saber os nomes de todos esses cards e saber o que eles fazem, certamente o último é o que mais me intriga. Já tivemos artefatos com transformar, mas essa coloração não parece indicar um artefato, mas sim um terreno (embora eu possa estar enganado). Se sim, me pergunto se ele estará ou não relacionado aos Monólitos estranhos que estão surgindo em Innistrad ou a algum outro lugar sinistro do plano.
Uma 3/3 por 5 de mana não é tão bom, mas a evasão é o bastante para fazer com que o card não seja ruim. Quanto a habilidade de Delírio, ela é, em certo aspecto interessante, principalmente por  poder trocar uma criatura por mais poder durante o bloqueio ou um ataque, sendo sempre um fator para seus oponentes considerarem. Além disso, o Flavor do card mostra muito bem a decadência moral dos anjos de Innistrad. Provavelmente será de alguma ajuda no Limmited, mas dificilmente irá além disso.
Por 4 de mana, uma 3/3 com atropelar já é razoável, uma 6/6 com atropelar é muito boa, e qualquer coisa além disso é uma criatura que derrotará o seu oponente em uma questão turnos. No Limmited, dependendo do quão fácil for ativar Delírio, essa criatura é uma bomba que tem o potencial de terminar o jogo por si só em 3 turnos. Com tanto poder ela pode inclusive ser viável no Standart, mesmo que seja mais vulnerável a princípio.
Um card feito claramente para o Limmited, Warped Landscape é um dos cards feito para ajudar os jogadores a ativar Delírio. Embora não seja tão versátil quanto uma Evolving Wilds, este card pelo menos te dá a vantagem de gerar mana assim que entra, sendo melhor em garantir a sua jogada e evitar que os adversários fiquem em sua frente. Talvez venha a ser jogado no Standart em um deck de Delírio, mas isso vai depender de que outras formas de apoio à mecânica tivermos no deck.
One-drops tendem a ter baixo valor no Limmited, enquanto são melhores em alguns decks no Constructed, mas Thraben Inspecto vai um pouco além. Como uma 1./2 é uma criatura razoável para lidar com criaturas com Skulk, mas que dificilmente será boa na ofensiva e atuaria na maioria das vezes como um bloqueador medíocre. 

O que torna a situação bem diferente é o fato de que ele te fornece uma ficha de Pista logo assim que ele entra. Embora ele não seja um Visionário Élfico, o fato de que ele pode ser conjurado mais cedo e tem o custo da compra do card em separado é algo bom. Com um custo mais baixo, ele permite que você conjure outra mágica no mesmo turno com mais facilidade, além de ter uma resistência maior. Além disso, caso você o conjure no primeiro turno, você poderá comprar o card em qualquer momento que o mana necessário ficar liberado no fim do turno de um oponente.

Um card relativamente bom no Limmited e que pode aparecer me algum deck competitivo no Constructed.
Esqueçamos o card por um momento. Esqueça o custo de mana, as habilidades, o nome e seu flavor e note a arte do card. 

A lupa, o clássico objeto de histórias de mistérios, o utensílio ideal para procurar por pistas. Não só isso, mas olhe para aquele problema na pele. O olho, pequeno e brilhante, se formando. De dar arrepios.

Magnifying Glass certamente já é um ótimo card por seu flavor. Além disso ele, custando 3 de mana, fornece tanto um meio de acelerar seu jogo quanto de gastar o mana no Late-Game enquanto fornece fichas de Pista. Sim, é um efeito com um alto custo para comprar um card, alto demais para qualquer deck Standart, mas perfeito para o Limmited e o Commander, formatos onde tanto efeitos repetitivos de compra de cards quanto o gasto de mana extra são eventos comuns na maioria dos jogos.
Quem já jogou com esconjurar sabe como ele era um card útil, podendo ajudar muito a abrir um brexa na defesa do oponente, a se livrar de um atacante poderoso, ou a meramente alertar o oponente. Just the Wind, embora mais caro, tem o benefício de poder ser conjurado quando descartado, algo que não deve ser um evento raro. Parece que este será um card muito bom para o Limmited, tendo ainda uma boa chance de ter algum uso em um deck competitivo no Standart.

Além disso é um ótimo card em termos de Flavor. Os olhos que se estendem pela cortina na arte, a referência a Bump in the Night e o nome perfeito para um card num set com a temática de horror.
Mais um card que ajuda a ativar efeitos de Madness, principalmente durante o combate. Uma 1./3 por 2 já passa no Vanilla Test, podendo ainda bloquear criaturas com Skulk com mais facilidade, sendo útil para causar um dano a mais no oponente além disso. Mais um card feito para o Limmited, mas que não deve aparecer nos decks competitivos.
Farbog Revenant é a comum perfeita para quem estiver jogando preto no Limmited. Por 3 de mana, uma 1./3 por si só não passa no Vanilla test, mas neste caso, estes valores são bem melhores. Graças a mecânica Skulk, essa criatura raramente poderá ser bloqueada com esse poder. Claro, ela ainda poderá ser bloqueadas por criaturas com poder menor ou igual a 1, e seu poder baixo reduz o ganho fornecido pelo Vínculo com a Vida. Porém, com sua resistência sendo maior que seu poder, para mata-lo em combate, será preciso no mínimo 3 criaturas de poder 1, ou uma dessas criaturas e algum efeito que permita que ela aumente seu poder logo após a declaração de bloqueio. Por fim, seu poder baixo ainda permite que ele possa bloquear a maioria das criaturas com Skulk, tendo ainda uma boa resistência para lidar com elas. 

Um bom card para o Limmited, mas como a maioria das comuns, tem pouquíssimas chances de aparecer em algum deck competitivo no Standart.
E mais um lobisomem do set. Hinterland Logger pode não possuir outras habilidades além de transformar, mas uma 2/1 por 2 de mana, embora não seja algo muito bom, é algo razoável no Limmited. Agora, o fato de poder se tornar uma 4/2 com atropelar ao longo do jogo, mesmo que por apenas um turno, tornam-na muito boa, podendo andar bastante a destruir o inimigo. De qualquer forma, provavelmente não aparecerá nos decks competitivos, mesmo em um de lobisomens.
Bons cards que compram cards normalmente tem alguma chance de aparecer em algum deck Control competitivo e Pore Over the Pages tem algum potencial para isso. Virtualmente você consegue comprar dois cards por 3 manas quaisquer conquanto você controlasse duas fontes de mana azul e outras 3 fontes de mana, praticamente uma Divinação, um card que só é bom no Limmited e no casual.

Porém Este card vai além disso. Primeiramente, comprar 3 cards para descartar um é um efeito bem melhor do que comprar 2 cards. Dessa forma você pode acabar trocando um card ruim em sua mão por 3 cards, ou conseguir um terceiro card bom quando o segundo ou o primeiro não forem, além de acelerar seu deck. Mas em Shadows Over Innistrad o efeito fica ainda melhor. Como o card desvira 2 terrenos, ele te permite conseguir mana para conjurar um card com Madness, talvez inclusive um que você tenha acabado de comprar com ele. E caso esses não sejam os caso, no mínimo você estará ativando Delírio com mais facilidade, caso ainda não tenha conseguido.

Este é um ótimo card no Limmited, sendo que provavelmente sempre será uma boa escolha coloca-lo em seu deck caso ele seja azul, além de ter muito potencial para decks Control e de Madness no Standart, sendo ainda talvez uma opção para decks de Delírio.
Não estranhem o card. Embora esta seja a versão de Innistrad de Dead Weight, aparentemente o card estava no booster dos Leaks de fevereiro. Uma boa forma de remoção no Limmited e, dependendo dos decks no Metagame, pode ser um bom card para um deck competitivo, principalmente um de Delírio que precise de encantamentos. De qualquer forma, será um belo jeito de matar o Vryn's Prodigy no Standart.
Eu honestamente fico feliz que este card não esteve no Standart ao mesmo tempo que Wingmate Roc e Siege Rhino. Apenas imagine: o jogador ataca com um Rhino e/ou Roc, pode salva-los de uma morte certa ou apenas conjurar o card depois do combate e, no fim do turno, consegue drenar 3 de vida de um oponente e outra ficha de Roc 3./4 com voar. Além de todas as outras interações que já existem.

O fato de poder escolher quais criaturas exilar torna o card muito bom, combinando muito bem com habilidades de "Enter-the-Battlefield"(ETB) que colocam tokens, como as dos Eldrazi. Mesmo que Shadows não tenha muitos cards com habilidades desse tipo a quantia deles já é boa, sendo exemplos Reflector Mage, a Nissa de Orgins e Catacomb Shafter.

Para contribuir, o card é bom para evitar Board-Wipes e combates letais, sendo muito útil também na defesa, seja retornando as criaturas que você protegeu no ataque desviadas ou salvando seus bloqueadores. Pena que ele retorna os cards dupla-face sem estarem transformados, embora isso permita alguns interações interessantes, como um segundo uso da Avacyn por exemplo.

Este é um card que provavelmente levará alguns jogadores a fazerem decks ao redor dele, podendo até aparecer em algum deck competitivo. Também será um card muito poderoso no Limmited, sendo capaz de salvar jogadores e virar alguns jogos.
Essas duas parecem fazer parte de um ciclo de criaturas incomuns que tem um efeito que se ativa quando elas entram no campo de batalha ou, se o Delírio estiver ativado, na manutenção de cada oponente. Eu espero que sim, os efeitos parecem bons, talvez o bastante para um deck competitivo, e as criaturas tem poder e resistência bom por seus custos.

Topplegeist é um One-drop, que normalmente tendem a ser fracos no Limmited, mas é especialmente poderoso. Voar já torna o card relevante para ir matando o inimigo desde o início do jogo sem dificuldade, mas a habilidade de ETB é ótima. Virar uma criatura por um de mana é perfeito para se livrar de um bloqueador, bom para ataques no início do jogo ou para um Board-Stall. Agora, quando Delírio está ativado, o card é valor puro. Ele te livra de um atacante e um bloqueador de uma só vez, te salvando de ataques letais por um bom tempo ou deixando as defesas de seu oponente muito fracas.

Tooth Collector, embora não tão poderoso quanto Topplegeist, também irá ajudar em muitos jogos. Ao longo do jogo, ele facilmente se livra facilmente de criaturas que já tenham tomado dano de combate ou que sejam pequenas o bastante. Com o efeito de Delírio, criaturas com resistência 1 só restam um turno ou dois e o oponente sempre terá uma criatura enfraquecida. Perfeito para lidar com Topplegeist ao menos.

O primeiro é um card que, mesmo fora de um deck de Delírio, poderia ter algumas copias em um deck Midrange ou agroo. O segundo um card que se encaixa mais em decks de delírio, mas que ainda é muito bom. Ambos perfeitos para o Limmited e pelo Flavor.

Por enquanto é isso. Ainda lhes devo mais Leaks, os detalhes das regras das mecânicas do set e a história de ontem do Magic Story: A Gaze Blank and Pitless, então até a próxima planeswalkers.

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