sexta-feira, 4 de março de 2016

Rotating Out: Shadows Over Innistrad

Olá pessoal. Em abril finalmente teremos uma rotação no standart e eu digo finalmente porque alguns dos cards realmente dominaram o formato durante um bom tempo. Embora tenham saído apenas alguns spoilers de Shadows Over Innistrad, neste post estarei comentando sobre algumas coisas que vão mudar no formato com a saída de Khans of Tarkir(KTK) e Fate Reforged(FRF) do Standart, assim como alguns desses cards e seus decks.

Fetchs

Não havia como começar esse post sem comentar a saída das fetch-lands. Elas fizeram uma muito esperada reaparição no Standart em Khans, sendo terrenos praticamente obrigatórios em qualquer deck competitivo e um grande apoio para as bases de mana, porém, com a saída de Khans elas deixam o Standart.

A importância desse fato é  que elas contribuíram muito para as bases de mana tricolores a partir de Khans e para as de 4 e 5 cores junto ao novo ciclo de terrenos de Battle for Zendikar(BFZ).

Alguns pressupõe que com sua saída virão o reprint do resto das fetchs, porem esse é um fato duvidoso. Sem a necessidade de apoiar bases de mana tricolores e sendo muito melhores para procurar os terrenos do ciclo de Battle for Zendikar, provavelmente(e infelizmente) não teremos mais fetchs por enquanto, mesmo com a nova mecânica Delirium de Shadows.

Como consequência cards com convergir podem ter sua eficiência reduzida e os decks bicolores devem voltar a dominar o formato. Junto a isso os jogos, que quando não envolviam decks agressivos "começavam" no terceiro turno, podem voltar a começar no segundo turno, embora ainda seja bem provável de que a situação continue a mesma.

Rally The Antecessors.

Um card que começou fraco e desvalorizado ganhou força e se tornou a chave do deck 4-Color Rally. Sem ele, o deck perde bastante impacto contra decks que consigam livra-se das criaturas e terá de se focar no Colected Company para conseguir um maior numero de efeitos e tornar cuidado extra contra decks de Controle.

Grim Haruspex

Embora um card fosse limitado a algumas estratégias, Grim haupex era um card que fornecia uma boa vantagem ao B/G Aristocrats e alguns Rally the Antecessors, permitindo que o deck conseguisse funcionar melhor e chegasse mais facilmente a vitória em alguns jogos, aparecendo em muitas listas de campeonatos. Embora isso, sua saída não parece criar nenhum impacto realmente substancial, principalmente quando o próximo set estará envolto em temáticas voltadas ao cemitério.

Red, U/R Agrro and Atarka Red(Temur Battlerage, Swiftspear, Heelcuter e Wild Slash)

Os decks Red Agrro, U/R Agrro e Atarka Red perderam três cards que aderiam muito aos decks. Swiftspear era uma fonte de dano potente e que aderia muita velocidade ao deck com seu baixo custo e ímpeto, assim como Heelcutter, que embora fosse usado em apenas algumas listas, conseguia evitar bloqueadores e causar uma boa quantia de dano aos oponentes. Battlerage conseguia fazer com que seu oponente sofressem muito mais dano além de permitir que uma parte do dano passasse com mais facilidade e Wild Slash aderia Burn ao deck, permitindo que ele tivesse mais interação ainda possuindo modos de causar dano ao oponente.
Além disso Atarka Red também perde Tornar Imenso, que justo a Battle Rage destruir os adversários. Sem esses cards os decks provavelmente perderão a velocidade que tinham em alguns jogos. Eles ainda podem ser substituídos por outras opções que venham a aparecer no novo set, mas também podem acabar sendo substituídos por novas versões que venham a surgir.

Abzan Midrange(anafenza reino e charm)


Sendo um deck que dominou o formato quando ele surgiu, ele agora perde seus principais e mais poderosos cards. Sem Anafenza, Siege Rhino ou o Abzan Charm, o deck dificilmente continuará existindo no Standart, principalmente sem uma base de mana que o apoie. Outros cards que parecem com freqüência no deck são Valorous Stance e Sorin, Visitante Solene, que forneciam bons efeitos ao deck. Para aqueles que tinham o deck e gostavam de jogar com ele no Standart, será uma perda, mas para aqueles que se sentiam desanimados com o domínio de Siege Rhino, uma rotação muito esperada.

Hardened Scales

O deck existe desde Khans of Tarkir, mas só adquiriu caráter competitivo com a ajuda da Nissa de Oath of The Gatewatch. Antes o deck tinha uma base sólida, mas faltava o impulso que Nissa forneceu por ser uma fonte mais continua de marcadores. Porém, com a rotação, o deck perde sua peça chave. Como Hardened Scales era mais um amplificador do que um bônus por si só, o deck talvez consiga sobreviver a rotação se encontrar os cards certos para substituir o encantamento, mas isso não parece muito provável.

Midrange

Alguns decks midrange, como Jeskai-Black ou decks de Ramp estarem perdendo também cards importantes. Jeskai perdera Sarkhan, The Dragon Speaker e Mantis Rider que aderiam bastante força ao deck, além do Jeskai Charm, que aderia muita versatilidade ao deck. Quanto aos decks de Ramp, perderam o efeito de Rattleclaw Mystics e Whisperer of the Wilds, que embora não sejam tão impactantes, eram os mana dorks mais efetivos do formato. Vejamos o que virá.

Control

Control, em suas diversas variações perdera cards realmente poderosos, como Disdainful Stoke, que eliminava muitos problemas ao longo do jogo, ou Treasure Cruise e Dig Through Time, que permitiam que o deck tivesse os cards certos para ganhar o jogo. Além desses poderosos cards azuis, o arquétipo também perde Crackling Doom, que conseguia lidar com algumas das criaturas mais poderosas do jogo e causar dano ao oponente, e os board sweepers End Hostilizeis e Crux of Fate, junto também a Ugin, the Spirit Dragon e ao finalizador Pearl Lake Ancient.

Outros cards que sairão mas com um menor impacto são Soulfire Grand master, uma vez que não há uma predominância do Burn no Formato, Monastery Siege, que aumentava a velocidade de decks de controle, e Reality Shift, que agia como uma bela opção como Removal.
Sets entram e sets saem do Standart. Enquanto os Spoilers de Shadows estão começando com tudo, temos de começar a nos despedir desses cards no Standart. Em breve trarei mais para vocês, então fiquem espertos Planeswalkers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário