quarta-feira, 2 de março de 2016

Mecânicas de Shadows Over Innistrad

Bem gente, como vocês ja devem saber, nos dias 6 e 9 de fevereiro alguns spoilers do set de Abril, Shadows Over Innistrad, acabaram vazando e revelando as mecânicas do set no processo. Com os spoilers oficiais do set começando semana que vem e a história já sendo revelada aos poucos, agora é uma boa hora para revelar e comentar as mecânicas do set. Nesse post vou mostrar cards com essas mecânicas e comentar esses spoilers.

Tranform (Transformar)


Duskwatch Recruiter   1G

Criatura – Humano Guerreiro Lobisomem

2G: Olhe os três cards do topo do seu grimório. Você pode revelar um card de criatura dentre eles e coloca-lo na sua mão. Coloque o resto no fundo de seu grimório em qualquer ordem.

No início de cada manutenção, se nenhuma mágica foi conjurada no último turno, transforme Duskwatch Recruiter.

2/2

Krallenhorde Howller

Criatura – Lobisomem

Magicas de criatura que você conjura custam 1 a menos para serem conjuradas.

No início de cada manutenção, se duas ou mais mágicas foram conjuradas no último turno, transforme Krallenhorde Howller.

3/3

É isso mesmo, a mecânica de Innistrad que retorna no novo set são os cards de dupla-face e a mecânica transformar. Na época ela foi extremamente popular e com certeza a mais marcante do bloco, aparecendo tanto em Innistrad quanto em Dark Ascension. Mesmo que ela só tivesse aparecido em alguns cards, foi o bastante para ela ser incrível, sendo este um merecido retorno.

A mecânica por si só é bem simples: quando uma certa condição acontece o jogador transforma o card virando-o de forma que sua outra face seja exibida. Ela se concentra nas cores vermelho e verde com os Lobisomens do plano. Para eles as condições são as mesmas de Duskwatch Recruiter como pode se verificar nos lobisomens anteriores, como Prefeito de Avabruck.

Para colocar os cards de dupla face num deck há duas opções. A primeira e mais fácil é utilizar Shields que escondam a parte de trás dos cards. A outra é usar Checklists, cards especiais para substituir os cards de dupla-face no deck.

Embora a mecânica seja incrível e talvez boa o bastante para aparecer em muitos cards ela tem um problema. Devido a terem uma segunda face no lugar da parte de traz normal de um card de magic, seu processo de fabricação é diferente, custando mais. Por causa disso, o número de cards com a mecânica não pode ser muito alto. Para compensar esses fatores cada booster tem um card de dupla-face, podendo um booster ter duas raras. Além disso as Checklists substituem os terrenos básicos a cada quatro boosters.

Tendo dito isso creio que os jogadores ficarão felizes em saber que desta vez teremos ainda mais cards com transformar e já sabemos o nome de todos eles uma vez que a Checklist já foi revelada.

Teremos ao todo 24 novos cards com transformar, com as cores verde e vermelho tendo 6 deles cada, as outras cores tendo 3 deles cada e ainda havendo mais 3 artefatos com a mecânica. Isso é um total de 4 cards a mais, com verde tendo 1 card a menos com transformar, branco e preto tendo mais 1 cada e com os 3 artefatos comparando com o set Innistrad, sem nenhum Reprint.

Avaliando os nomes, nota-se que a maioria indica criaturas, algo esperado, mas com dois nomes indicando encantamentos: Skin Invasion e Autumnal Gloom. Ambos os cards parecem fazer alguma referencia à licantropia, o primeiro parecendo ser uma aura e o segundo um encantamento global. Além deles talvez Harvest Hand e Neglected Heirlo--- não sejam criaturas, mas isso é incerto. Outro fato notável e que todos os cards verdes e vermelhos que parecem ser criaturas parecem ser lobisomens, o que condiz com cards anteriores com a mecânica.

Quanto a Autunal Gloom ainda, o card parece fazer referencia a temporada do outono em Innistrad, quando os dias vão se tornando mais curtos e os vampiros estão mais fortes, e à influência da lua de prata na estação. Provavelmente sua transformação se relaciona a transição para o inverno, época de dias mais curtos e quando os ataques de lobisomens são mais frequentes, podendo ser um efeito que favorece Lobisomens e lobos ou criaturas com transformar.

Já Duskwatch Recruiter é um card realmente bom. Sua face frontal é uma 2/2 por 1G, o que é equilibrado e tende a ser bom no Limmited. Não apenas isso como ela ainda possui uma habilidade de custo baixo que coloca uma criatura dentre os 3 cards do topo do seu grimório na sua mão e que não requer que você vire Duskwatch Recruiter. Essa é uma habilidade ótima em geral, fornecendo card-advantage, podendo ser utilizada várias vezes e o torna relevante no Late-Game.

Krallenhord Howler por sua vez é uma 3/3 com uma habilidade de redução de custo. A mudança no tamanho da criatura, mesmo não sendo grande, é o bastante para ajudar a pressionar o oponente ou derrota-lo. Além disso, sua habilidade permite que você acelere seu jogo ou consiga co, mesmo que isso transforme ele, combinado muito bem com a habilidade de Duskwatch Recruiter.

Sobre a habilidade de transformação dos lobisomens, ela é boa, desencadeando as vezes no início do jogo e fornecendo uma vantagem contra seu adversário, mas sendo melhor ainda por ajudar no Late-Game, principalmente no Limmited, quando é mais difícil de transforma-los novamente, principalmente sem as mágicas com Recapitular. Se aparecerem mais cards como Duskwatch Recruiter, que tem uma habilidade que torna menos punitivo não conjurar mágicas, as ativações mais cedo podem inclusive vir a ser mais comuns e determinantes durante as partidas.

Madness (Loucura)



Mágica Instantânea 

Temperamento Explosivo causa 3 pontos de dano à criatura alvo ou ao jogador alvo.

Loucura {R} (Se descartar este card, você poderá jogá-lo pagando seu custo de loucura, em vez de colocá-lo em seu cemitério.)

Madness foi uma mecânica que apareceu pela primeira vez em Torment  e reapareceu em alguns cards no bloco de Time Spiral e agora retorna ao Standart. O Flavor de madness é bem simples: em um momento de loucura você acaba por conjurar a mágica.

Isso permite que você tire proveito de cards que te forçam a descartar algo, tornando esse custo punitivo num benefício muito bom, podendo utiliza-lo até para conjurar criaturas, feitiços, encantamentos e artefatos  com a mecânica como se tivessem Flash (Lampejo). Provavelmente a mecânica estará concentrada nas cores azul e vermelho, assim como Flashback (Recapitular) em Innistrad, porém, isso é apenas uma especulação.

Quanto ao card, Fiery Temper  (Temperamento Flamejante)  é um reprint interessante. Uma mágica de Burn instantânea que quando descartada, é basicamente um Lightning Bolt (Raio), sendo realmente poderosa, mas que quando não é descartada acaba sendo um card relativamente caro e problemático de se ter na mão. Nesse ponto o objetivo é simples: aproveitar o benefício da mecânica, evitando perder realmente um card e conseguindo pagar menos por uma mágica. Mesmo assim o card ainda é bom  em outras situações, podendo ser uma fonte de dano extra no fim de jogo ou eliminando um problema no início. Provavelmente acabará aparecendo no formato competitivo se algum deck conseguir explora-lo bem, sendo bom principalmente no Control e no Midrange, creio eu.

Delirium (Delírio)


Hound of the Farbogs   4B

Criatura - Sabujo Zumbi

Delírio - Hound of the Farbogs tem ameaçar desde que haja 4 ou mais tipos de card entre os cards no seu cemitério. (Esta criatura só pode ser bloqueada por duas ou mais criaturas.) 

Conforme você o ouve uivando na distância, você vai sentir a sua respiração em seu pescoço.

5/3

Assim como o popular Tarmogoyf, a mecânica Delírio se interessa por cards no cemitério de uma forma distinta. Em vez de valorizar o numero de cards total ou de algum tipo em especifico no cemitério a mecânica se interessa pelo número de tipos de card no cemitério, sendo ativada quando houver 4 ou mais deles .

Isso significa que ao invés de meramente encher o cemitério de cards a mecânica prefere um maior controle sobre o que vai para o cemitério. Claro, Self-mill ainda ajuda o jogador a ativar mecânica, já que pode contribuir para atingir a condição, mas efeitos que colocam cards em específico no cemitério, como descarte, acabam sendo mais rápidos e úteis para isso.

Interessante também é o fato de que ela requer 4 tipos de card no cemitério do jogador. Seria muito fácil, ou ao menos consideravelmente mais fácil,  para decks conseguirem colocar pelo menos três dos tipos de cards, sendo os mais notórios Criatura, Mágica Instantânea e Feitiço. De forma parecida, requerer mais que 4 tipos parece pouco razoável já que requereria mais limitações  na hora de fazer o deck e maior dificuldade de ativar o efeito, principalmente no Limmited, sendo essa uma quantia sobre medida.

Outro detalhe é o fato de que a mecânica aparenta ser melhor em decks Midrange, que costumam ter uma boa distribuição de tipos de cards, enquanto alguns decks de controle e Agroo teriam mais dificuldade em ativar a mecânica.

Quanto a criatura, Hound of the Farbogs se encaixa bem como uma comum, tendo poder e resistência na média para seu custo. Além disso, quando o Delírio e ativado, ele ganha um fator de evasão considerável, permitindo que ele forneça uma troca mais favorável ao atacar caso não seja bloqueado.  É um card bom para o Limmited, uma criatura forte que eventualmente terá evasão, mas que provavelmente não jogará em outros formatos.

Skulk ("Furtivo")


Homuculu Furtivo   4B

Criatura – Homúnculo

Skulk(Esta criatura não pode ser bloqueada por criaturas com poder maior que o dela.) 

"Em termo de inteligência, os homúnculos estão em algum lugar entre humanos e skaabs – inteligentes o bastante para ignorar ordens complexas, mas obscuros o bastante para questiona-las." 
–– Sticher Geralf

2/1

Junto  a Delirio, Shadows over Innistrad nos traz a nova mecânica Skulk. Ela é uma nova forma de evasão que faz com que a criatura não possa ser bloqueada por criaturas com poder maior que o dela. Esse efeito lembra vagamente o conceito de evasão verde de "não pode ser bloqueada por criaturas com poder menor que o dela" mas no sentido reverso.

A mecânica parece ser eficiente, sendo interessante o modo como ela é melhor quanto menor o poder da criatura. Isso da mais evasão a criaturas que causem pouco dano enquanto criaturas maiores apenas consigam evitar alguns bloqueadores.

Além disso, caso a resistência da criatura seja maior que seu poder o efeito acaba por fazer com que seja mais difícil matar a criatura quando ela atacar, fazendo com que ela acabe sendo um 2x1. Tanto a evasão quanto este fato fazem com que Skulk combine muito bem com efeitos instantâneas que aumentem seu poder e/ou resistência, embora tornem "menos tentadores" efeitos que aumentem o poder da criatura e não sejam instantâneos.

É uma mecânica simples e que, embora não pareça ter muito efeito no jogo, será uma boa forma de evasão, podendo ajudar muito no Limmited, tanto no início do jogo, para se ganhar alguma vantagem, ou no fim dele, quando a ela provavelmente será mais efetiva.

Quanto a Homúnculo Furtivo, é uma criatura com um boa relação entre custo e poder/resistência, principalmente levando em consideração seu caráter evasivo. Embora provavelmente não vá aparecer nos decks competitivos, ele ainda será um bom atacante no Limmited.

Investigate (Investigar)


Expor o Mal   1W

Mágica Instantânea 

Vire até duas criaturas alvo.

Investigar. (Coloque no campo de batalha uma ficha de artefato incolor do tipo Pista com "2, Sacrifique este artefato: Compre um card.")

"Apenas os puros continuam em pé perante a luz." 
–– Singrada

Além de todas essas mecânicas, também há a nova mecânica Investigate. Quando se ativa esse efeito o jogador coloca uma ficha de artefato incolor de Pista com "2, sacrifique este artefato: compre um card". O Flavor é simples e muito bom: ao você conjurar a mágica, você consegue uma pista que pode analisar mais tarde para descobrir algo.

A mecânica é muito boa, permitindo que cards baratos com efeitos bons forneçam compra de cards ao longo do jogo, além de ser algo no que gastar mana caso não se possa fazer mais nada. Além disso ela pode aparecer também pode aparecer em habilidades de permanentes, assim como podem haver cards com outros usos para esses artefatos.

O efeito provavelmente acabará se focando nas cores branco e azul, parecendo ser algo com que decks Control tem afinidade, permitindo ter meios de comprar mais cards no Late-Game, enquanto se mantém protegido nos primeiros turnos.

Quanto ao card Expose Evil não é um (de innistrad), mas é melhor caso o deck não use azul, o que o valoriza Limmited. No inicio de jogo pode se livrar de duas criaturas que fossem atacar ou de bloqueadores em potencial, enquanto no Late Game pode evitar ataques letais ou abrir uma brecha para suas criaturas. Talvez até venha a aparecer no formato competitivo como uma ferramenta de custo baixo para decks de controle, mas ainda é cedo demais para se pensar nisso.
–––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––


Em geral as mecânicas do set apontam para o mesmo tema de horror de Innistrad, porém com uma pequena diferença. Em comparação a Innistrad, Shadows Over Innistrad assume uma postura de um horror psicológico e mistério, indicado pelas mecânicas Madness, Delirium e Investigate. Ao que parece, o self-mill, os cemitérios cheios e criaturas morrendo não serão tão importantes, mas sim meios de atingir objetivos bem mais específicos, se livrando dos cards certos na hora certa, com uma atenção especial a efeitos de descarte, que podem passar de punitivos a lucrativos com facilidade durante o jogo.


Então essas serão as mecânicas de Shadows Over Innistrad. Em breve comentarei sobre mais dos cards revelados do set, além de novas pistas sobre a história que nos são reveladas, então até a próxima planeswalkers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário